sábado, 7 de julho de 2007

59ª edição anual da SBPC começa amanhã em Belém


Começa neste domingo (08), a 59ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que será realizada até 13 de julho, no Centro de Conenções, em Belém. O setor empresarial e os investimentos nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação terão espaço privilegiado.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os Estados, com a participação de 83 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Este ano são esperados aproximadamente 15 mil participantes.

Minicursos - Mais de quarenta minicursos serão ministrados durante a 59ª Reunião Anual da SBPC, abrangendo várias áreas do conhecimento, distribuídos no Hangar e, aqueles que necessitam de equipamento específico para utilização durante as aulas, no Campus da UFPA. Os minicursos acontecerão das 8h00 às 9h45 e das 14h00 às 15h45.

As sessões de pôsteres também serão em dois horários, sempre no Hangar, sendo que cada trabalho será apresentando numa única sessão, de manhã entre 11h00 e 12h00 ou de tarde entre 16h00 e 17h00.

Artesanato - Uma mostra de produtos artesanais poderá ser vista na feirinha que funcionará no Hangar durante a 59ª Reunião Anual da SBPC: trinta e cinco stands venderão peças de cerâmica, óleos vegetais e sabonetes medicinais, além de bijouterias feitas com sementes e cristal. O famoso cheiro do Pará será oferecido em embalagens práticas como o sachê de patchouli, muito conhecido e procurado.

A feira une o conceito de valorização da manufatura local de produtos amazônicos à idéia de convivência pacífica com a natureza, sem agredi-la, utilizando os recursos disponíveis na fabricação de bolsas, mochilas, bonecas e tecidos pintados à mão, que também poderão ser encontrados nesta feira.

Feira - A Expociência, feira que ocorre paralelamente à Reunião Anual, terá como foco este ano o conhecimento voltado para a inovação. O objetivo do evento é estimular a participação do setor empresarial e o investimento em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Serão mais de 60 expositores, entre incubadoras de empresas, instituições de fomento, universidades e empresas que estarão “expondo e debatendo questões da ciência, tecnologia e agora, mais do que nunca, assuntos voltados para a inovação”, diz Giza Helen Melo Bassalo, coordenadora da exposição. Entre os expositores teremos as dez empresas ganhadoras do prêmio Finep de inovação tecnológica, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e a Caixa Econômica Federal. A questão da biodiversidade amazônica permeará a exposição. “A idéia é trabalhar temas regionais e ter alguma coisa voltada para os produtos naturais, desde óleos essenciais até a parte de cosméticos e perfumaria, assim como produtos da área de biotecnologia”. A feira também apresentará pesquisas que não estão diretamente ligadas à questão Amazônica, mas que trazem novidades para o mercado.

Além dos estandes, a EXPOT&C traz também uma programação técnica com mesas-redondas e encontros abertos, envolvendo os expositores das instituições que apóiam a pesquisa e as empresas. Serão discutidos temas de impacto na indústria nacional como o papel do empresariado no desenvolvimento sustentável da Amazônia, incubadoras de empresas em universidades, criação de instituições de ciência e tecnologia e política industrial para financiamento e apoio ao desenvolvimento.

As atividades da programação tecnológica ocorrem entre os dias 9 e 13 de julho, no período da tarde, na sala 12 do Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. A EXPOT&C é aberta ao público.

Fonte: Portal ORM

Agito DeMolay=Agito DeMolay=Agito DeMolay=Agito DeMolay=Agito DeMolay

Nenhum comentário:

Posts mais vistos: